Buscar
  • Rafael Corrêa

Osteopatia Pode Fortalecer o Sistema Imunológico

O sistema linfático é essencial para a manutenção do equilíbrio das funções orgânicas do corpo. Indispensável para o transporte de fluido e substancias do espaço intersticial (que fica entre as células) de volta para a circulação. A linfa pode conter células do sistema imunológico, proteínas, células mortas, agentes infecciosos e antígenos produzidos pelo corpo.


O movimento da linfa é assegurado pelo gradiente de pressão do espaço intersticial para o sistema venoso somado à contração dos capilares linfáticos... Sim, esse tipo especial de vaso apresenta pequenos musculos que ajudam na propulsão da linfa.


Sabe-se que o sistema linfático é indispensável para o sistema imunológico pois, através de sua rede de capilares são transportadas células de defesa como as dendítricas, macrófagos e linfócitos. Durante uma infecção, por exemplo, o sistema linfático transporta os antígenos e células imunes do local infectado para os linfonodos onde a resposta imune especifica será iniciada. Quando os linfócitos específicos são ativados eles fluem, através da rede linfática, para a circulação venosa e serão distribuídos até atingir o tecido infectado. Este caminho descrito onde os linfócitos vão do tecido infectado para a linfa, desta para o sangue e deste para o tecido infectado ocorre mais de 40 vezes num único dia, facilitando a interação dos linfócitos com o agente externo infectante.


As técnicas de bombeio linfáticos são usadas pelos osteopatas já há muito tempo. Basicamente consistem em compressão e descompressão manual de partes especificas do corpo numa frequência de 20-30 compressões por minuto durante 2 a 5 minutos. A ação destas técnicas foi testada experimentalmente se observando melhora no fluxo linfático e aumento da concentração de células imunes circulantes. Tais achados dão suporte para os, ainda recentes e limitados, estudos onde se observam as técnicas osteopáticas de bombeio linfático como ferramentas promissoras em tratamentos de quadros infecciosos como os de pneumonia e influenza.


Nós, da CARING HANDS, estamos preparados para atuar com a metodologia osteopática e poder lhe ajudar dentro de nossa área de atuação.


Artigo: Exp Biol Med (Maywood). 2011 Oct;236(10):1109-15




73 visualizações

Rua Vergueiro, 1353, conj, 1205 - Torre Norte

Paraíso, São Paulo/SP - CEP: 04101-000   

RE - 8880 - SP

Tel: 011 2323-2234

WhatsApp: 11 93244-6690

  • Acesso o Linkedin Caring Hands
  • Acesse o Instagram Caring Hands
  • Acesso o Facebook Caring Hands

Caring Hands Osteopatia - Todos os direitos reservados © 2019 por 2simplemkt.com