Buscar
  • Rafael Corrêa

A importância do Diafragma nas dores lombares.

Atualizado: 25 de Mar de 2019

Tratar adequadamente o diafragma de uma pessoa pode fazer diferença na melhoria de sua dor lombar?


Neste estudo os autores investigaram os efeitos de um protocolo de tratamento manipulativo osteopático (TMO) incluindo abordagem para o músculo diafragma comparado com o mesmo protocolo TMO, porém com técnica placebo para o diafragma em pacientes com dor lombar baixa inespecífica.


Foram formados dois grupos randomizados que receberam 5 sessões num intervalo de 4 semanas. Todos os pacientes foram avaliados através de questionários específicos e escala visual analógica de dor onde foram colhidos dados referentes à intensidade de dor e grau de incapacidade. Secundariamente foram avaliados grau de ansiedade e depressão, assim como habito de evitar atividades por causa da dor.


RESULTADOS: Foram observadas reduções estatisticamente significativas no grupo experimental quando comparado ao grupo controle em TODAS as variáveis medidas. Além disso, melhorias na dor e incapacidade foram CLINICAMENTE RELEVANTES.


CONCLUSÂO: Uma conduta que inclua o tratamento do musculo diafragma produz melhorias significantes na dor e incapacidade nos pacientes com dor lombar baixa inespecifica comparados ao mesmo tratamento sem a abordagem adequada para o diafragma.


CONCLUSÂO: Uma conduta que inclua o tratamento do musculo diafragma produz melhorias significantes na dor e incapacidade nos pacientes com dor lombar baixa inespecífica comparados ao mesmo tratamento sem a abordagem adequada para o diafragma.


O diafragma é um musculo indispensável para um leque enorme de funções do corpo. Desde a respiração até a mecanica do sistema musculo-esquelético, bom funcionamento visceral e dinâmica da circulação. Deve ser sempre avaliado adequadamente e tratado, se for necessário, potencializando a reação de melhora do organismo.

Procure um fisioterapeuta especializado em Osteopatia, ele poderá ajudar a esclarecer suas dúvidas e fará o melhor para poder ajuda-lo!

Artigo: Arch Phys Med Rehabil. 2018 Sep;99(9):1720-1729




43 visualizações

Rua Vergueiro, 1353, conj, 1205 - Torre Norte

Paraíso, São Paulo/SP - CEP: 04101-000   

RE - 8880 - SP

Tel: 011 2323-2234

WhatsApp: 11 93244-6690

  • Acesso o Linkedin Caring Hands
  • Acesse o Instagram Caring Hands
  • Acesso o Facebook Caring Hands

Caring Hands Osteopatia - Todos os direitos reservados © 2019 por 2simplemkt.com